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2 - PROJETO

EDUCAR PELA CIDADE: MEMÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL E AMBIENTAL



Modalidade: Edital 13/2002 - Pesquisa em Educação Básica
Acordo CAPES-FAPEMIG
Processo n.º: CHE APQ-03502-12
Prazo de execução do projeto: 36 meses de 08/05/2013 a 05/05/2016


A pesquisa “Educar pela Cidade: Memória e Patrimônio Cultural e Ambiental”, coordenada por Karla Cunha Pádua e Lana Mara de Castro Siman, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE- UEMG), tem como objetivo fortalecer vínculos entre pesquisadores da universidade com a educação básica e com os espaços culturais e de memória da regional de Venda Nova, disponibilizando artefatos didático- pedagógicos sobre a temática do patrimônio cultural e ambiental da localidade. Venda Nova é uma regional administrativa de Belo Horizonte, que possui 28 escolas municipais de Ensino Fundamental, 03 escolas de Educação Infantil, 12 unidades municipais de educação infantil (UMEIs), 10 creches conveniadas à rede municipal e 22 escolas estaduais. Tem uma longa tradição de lutas no campo da memória e da cultura local, ricas e variadas formas de expressão cultural e recentemente inaugurou o Centro de Referência da Memória. O projeto procurou registrar e explicitar - por meio de narrativas - memórias, saberes e práticas de moradores da localidade, sobre a história e a paisagem cultural local (que inclui os quintais e outras áreas verdes), considerando-os patrimônios que precisam ser conhecidos, valorizados e preservados. No processo da pesquisa, a equipe realizou diversas entrevistas orais registradas em áudios, vídeos e fotografias; identificou fontes e documentos; coletou e digitalizou acervos particulares; elaborou mapas com trilhas interpretativas; realizou rodas de memória; levantou grupos culturais juvenis, desenvolveu trabalhos diversos com os alunos das escolas parceiras e promoveu seminário acadêmico para discussão de temáticas relevantes para o projeto, dentre outras ações. 
Os registros dessas atividades foram sendo publicizadas em um artefato cultural, criado pela pesquisa: o blog www.educarpelacidaderegionalvendanova.blogspot.com.br, que consideramos uma rica fonte de pesquisa disponibilizada para as escolas e a comunidade local. O desafio atual é aprofundar as análises e transformar esses dados e fontes recolhidas em produtos didático-pedagógicos, que estimulem as escolas a trabalharem as temáticas do patrimônio, da cultura e do ambiente, partindo das riquezas de  fontes disponíveis na localidade e nas memórias de seus moradores. 


Apresentação da pesquisa Educar pela Cidade: Memória e Patrimônio Cultural e Ambiental


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