EDUCAR PELA CIDADE: MEMÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL E AMBIENTAL
Modalidade: Edital 13/2002 - Pesquisa em Educação Básica
Acordo CAPES-FAPEMIG
Processo n.º: CHE APQ-03502-12
Prazo de execução do projeto: 36 meses de 08/05/2013 a 05/05/2016
A pesquisa “Educar pela Cidade: Memória e Patrimônio Cultural e
Ambiental”, coordenada por Karla Cunha Pádua e Lana Mara de Castro Siman, do
Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade
do Estado de Minas Gerais (FaE- UEMG), tem como objetivo fortalecer vínculos
entre pesquisadores da universidade com a educação básica e com os espaços
culturais e de memória da regional de Venda Nova, disponibilizando artefatos didático-
pedagógicos sobre a temática do patrimônio cultural e ambiental da localidade. Venda
Nova é uma regional administrativa de Belo Horizonte, que possui 28 escolas
municipais de Ensino Fundamental, 03 escolas de Educação Infantil, 12 unidades
municipais de educação infantil (UMEIs), 10 creches conveniadas à rede
municipal e 22 escolas estaduais. Tem uma longa tradição de lutas no campo da
memória e da cultura local, ricas e variadas formas de expressão cultural e
recentemente inaugurou o Centro de Referência da Memória. O projeto procurou registrar
e explicitar - por meio de narrativas - memórias, saberes e práticas de moradores
da localidade, sobre a história e a paisagem cultural local (que inclui os quintais
e outras áreas verdes), considerando-os patrimônios que precisam ser conhecidos,
valorizados e preservados. No processo da pesquisa, a equipe realizou diversas
entrevistas orais registradas em áudios, vídeos e fotografias; identificou
fontes e documentos; coletou e digitalizou acervos particulares; elaborou mapas
com trilhas interpretativas; realizou rodas de memória; levantou grupos
culturais juvenis, desenvolveu trabalhos diversos com os alunos das escolas
parceiras e promoveu seminário acadêmico para discussão de temáticas relevantes
para o projeto, dentre outras ações.
Os registros dessas atividades foram sendo
publicizadas em um artefato cultural, criado pela pesquisa: o blog www.educarpelacidaderegionalvendanova.blogspot.com.br,
que consideramos uma rica fonte de pesquisa disponibilizada para as escolas e a
comunidade local. O desafio atual é aprofundar as análises e transformar esses
dados e fontes recolhidas em produtos didático-pedagógicos, que estimulem as
escolas a trabalharem as temáticas do patrimônio, da cultura e do ambiente,
partindo das riquezas de fontes disponíveis
na localidade e nas memórias de seus moradores.
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